PRINCIPAL  |  EMPRESA  |  PRODUTOS  |  SERVIÇOS  |  INFANTIL  |  LABORATÓRIOS  |  NOTÍCIAS  |  DICAS  |  MÉDICOS  |  CONTATO_

Esclarecimento: As informações disponibilizadas neste site envolvendo patologias, dicas, notícias e tecnologia em saúde possuem caráter informativo, educativo e têm por objetivo divulgar conhecimentos a respeito de temas médicos. Estas informações não substituem a consulta nem a avaliação médica e não devem ser utilizadas para o diagnóstico e tratamento de possíveis deficiências sem conhecimento e orientação prévia de um profissional especializado.

 

>>DICAS

 

Como diminuir o cansaço visual por uso do PC?* 

Saiba o que é a CVS – a síndrome do computador.

 

Pessoas que passam muito tempo na frente de computadores podem estar sofrendo de Síndrome de Visão de Computador (CVS, em inglês), cujos sintomas são queimação, olhos secos e cansados, dores de cabeça e no pescoço e visão embaçada. A CVS é normalmente conhecida como cansaço visual ou eyestrain, um mal causado por excessivo uso de monitores, iluminação de má qualidade e outros fatores do ambiente. Desconforto físico persistente é outro sintoma.

 

De acordo com a Clínica Mayo, a CVS acontece pelo longo tempo passado pelos usuários em frente ao computador. Entretanto, existem alguns hábitos que podem aliviar a rotina de estresse visual. Confira 22 dicas do site The Lighting Blog:

 

1. O usuário deve ficar alguns minutos longe do computador e fora da mesa de trabalho, se possível, a cada hora.

 

2. Caso não possa deixar a mesa, é recomendável inclinar-se para trás, fechar os olhos e relaxar por alguns minutos.

 

3. Sugere-se separar trabalhos auxiliares para realizar durante estas pausas.

 

4. São recomendados exercícios de alongamento com movimentos próprios para execução em ambiente de escritório.

 

5. Iluminações e brilhos que emanam de trás do monitor entram em contato direto com os olhos. Se houver opção, o mais recomendável é usar lâmpadas de mesa que fiquem em qualquer dos lados da área de trabalho. O monitor produz sua própria luz, de modo que o usuário apenas necessita ajustar a luz indireta ao redor de si.

 

6. Caso o local de trabalho seja próximo a uma janela por onde entre muito sol, é conveniente ajustar cortinas ou persianas para que as luzes não interfiram diretamente no monitor.

 

7. Evitar trabalhar em locais demasiado escuros, pois o monitor parecerá um farol no meio da escuridão. Os olhos terão de fazer força para enxergá-lo, por conta do contraste entre a ausência e a presença de luz intensa ao mesmo tempo. Se não há maneira de evitar, deve-se diminuir a luminosidade da tela. Isso permitirá um razoável conforto, mas, mesmo assim, em determinado momento os olhos vão se irritar.

 

8. Caso o usuário pretenda realmente se livrar do cansaço visual e necessite de luzes apropriadas para sua casa ou local de trabalho, existem lojas especializadas em iluminação de alta qualidade que podem se adequar ao padrão de cada um.

 

9. Plantas naturais no local de trabalho não só tornam os espaços mais úmidos, como também reduzem a poeira e outras partículas que poderiam irritar os olhos.

 

10. Alguns produtos naturais também podem ser úteis para aliviar olhos secos, que são uma das maiores reclamações entre usuários de computadores.

 

11. Monitores CRT convencionais (de tubo de imagem) podem ter sua intensidade regulada para reduzir o cansaço visual. Além disso, a taxa de "refresh" pode ser ajustada, melhorando a qualidade de vídeo e o conforto visual.

 

12. Modelos de tela plana valem o investimento, pois oferecem visualização melhor que as telas curvas. Além de maior qualidade visual, os monitores CRT de tela plana oferecem melhores taxas de refresh, além de ajustes mais ricos de contraste e cor. Muitos escritórios vêm optando por telas LCD por razões ergonômicas e de economia de energia. O mais importante é que a resolução da tela de LCD também reduz o cansaço visual.

 

13. Vale a pena investir em um laptop. Os modelos variam de 10 a 19 polegadas, possuem boa definição gráfica, cores profundas, contraste e várias formatações ajustáveis. É preciso comparar e determinar qual o que melhor se encaixa às necessidades e ao orçamento de cada usuário.

 

14. É necessário configurar adequadamente os elementos gráficos do computador para maximizar o conforto visual. Configurações são totalmente subjetivas e, por isso, laptops podem requerer freqüentes ajustes dependendo da luz e de outras variáveis do ambiente em que se encontram.

 

15. Tamanhos de fonte também podem ser ajustados para facilitar a leitura. Caso seja necessário se inclinar em direção à tela para ler o texto, é melhor aumentar um pouco o tamanho das letras. De acordo com a Clínica Mayo (atalho tinyurl.com/yp5uqh) "fontes pequenas podem causar aumento de pressão e de estresse visual".

 

16. Optometristas recomendam que o monitor esteja a uma distância entre 50 e 70 cm dos olhos, aproximadamente à distância de um braço esticado.

 

17. Filtros e escudos antibrilho para monitores podem ser de vidro óptico ou polarizado, servindo para telas CRT, telas planas ou laptops. Pode-se ainda optar por coberturas anti-estáticas, que repelem poeira.

 

18. Pessoas que trabalham com entrada de dados e assistentes administrativos usualmente convertem dados de documentos para bancos de dados eletrônicos. Recomenda-se a estes profissionais o uso de braçadeiras mecânicas para segurar o documento que está sendo digitado, mantendo-o a uma distância dos olhos igual à que separa os olhos do monitor, pois isso causará menor cansaço visual.

 

19. Programadores trabalham intensamente com linguagens de computador em que, às vezes, são utilizados muitos símbolos com configurações visuais complicadas. Em casos assim, é preferível que se utilize fontes simples, tais como Courier e New Courier.

 

20. Diretores de arte e webdesigners precisam de maiores resoluções gráficas de monitor para seus trabalhos. Devem, portanto, ajustar a configuração de vídeo para aliviar seus olhos. Usuários de Windows com monitor LCD, devem habilitar o ClearType, ferramenta para melhoria na resolução da imagem. O site de de suporte da Microsoft traz instruções sobre como aprimorar as fontes de tela, no atalho tinyurl.com/yvzb29.

 

21. É importante fazer exames de vista regulares. De acordo com a Associação Norte-Americana de Optometria, adultos com mais de 40 anos deveriam fazer exames a cada três anos. De 40 a 60, a cada dois; e com mais de 60, a cada ano. Se o usuário tiver tendência a apresentar problemas de vista, ou se trabalhar com uma demanda diária muito pesada, então deveria fazer exames mais regularmente.

 

22. Outra opção são óculos de descanso para uso enquanto se trabalha no computador. São uma boa alternativa para atenuar o cansaço visual, mas seu uso é individual e requer recomendação médica.

 

 

* As informações são do site The Lighting Blog e estão disponíveis através do atalho:

www.tinyurl.com/3b5nge.

 

- Fonte: Terra - http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1428508-EI4804,00.html

 

 

 

Como escolher os óculos?

 

Dr. Carlos Fernando Ferreira

Presidente da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia

 

O seu especialista óptico é a pessoa mais indicada para orientar nesta seleção, pois vários fatores interferem na seleção, dentre eles: o tipo de correção a ser feita (miopia, hipermetropia,...); formato do rosto, cor do cabelo e dos olhos; seu estilo, dentre outros.

 

Contudo, passamos aqui algumas dicas que irão colaborar nesta decisão, em conjunto com ele:

 

- O formato da armação precisa combinar com o formato do seu rosto.

 

Você pode não saber a combinação ideal e, por isto, o auxílio do profissional óptico é necessário.

 

Em geral, como as armações coloridas chamam muito a atenção, são mais indicadas para personalidades ousadas ou para quebrar a seriedade de uma produção clássica,  como um terno de cor neutra.

 

Armações pretas, mais sérias, são bastante marcantes e caem melhor em pessoas morenas.

 

 Lentes brancas são recomendadas para não acentuar olheiras nem comprometer a maquiagem feminina.

 

 O ideal é que a armação termine alguns milímetros abaixo das sobrancelhas, pois elas compõem sua expressão e devem ficar à vista.

 

 Para míopes muito fortes, o tipo de armação ajuda bastante a "disfarçar" a espessura da lente. O indicado são armações pequenas, com aro, e que este seja de certa espessura. A alta tecnologia das lentes oftálmicas atuais já ajuda bastante nisto, mas uma armação menor ajuda bastante. As armações "fio de nylon" (com aro somente na parte de cima) e as "três peças" (onde não há aro e a haste é  presa diretamente na lente) não são indicadas, pois  destacam ainda mais a espessura da lente.

 

 As lentes anti-reflexo deixam seu olhar livre, permitindo que você mantenha o contato visual com as pessoas.

 

 No caso das mulheres, cuidar para que haja harmonia de  estilo e/ou cor entre armação, maquiagem, acessórios e  roupa.

 

 Nem sempre familiares e amigos conseguem avaliar esta combinação perfeitamente, pois em geral tomam um ou dois fatores em consideração, desconhecendo diversos outros.

 

 A limpeza dos óculos deve ser realizada com água e sabão, secando com lenço de papel limpo. Evite utilizar os sabonetes com hidratantes, pois deixam uma camada de gordura sobre a lente.

 

 A haste da armação soltou? O parafuso saiu? Os óculos estão constantemente descendo pelo nariz? Passe no seu especialista óptico e peça para ele ajustá-lo. As ópticas também oferecem serviço de limpeza das lentes e da armação.

 

 Você usa a mesma roupa todos os dias? Certamente que não. Por que não fazer o mesmo com seus óculos? Afinal eles fazem parte da estética do seu rosto, estão sempre em destaque, onde quer que você esteja.

 

 Trocar a armação dos seus óculos, de vez em quando, muda o visual e o resultado em prol de sua aparência é muito eficaz: mais esportivo, mais formal, combinando com  a cor da roupa, etc.

  

- Fonte: Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) - www.sboportal.org.br

 

 

Saúde ocular:

A importância da saúde dos olhos

 

A visão é um dos sentidos mais importantes e requer muitos cuidados.Uma boa notícia é que com ações preventivas, as principais doenças podem ser evitadas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado e rápido das doenças evitam complicações, que podem acarretar danos definitivos a visão.

 

Para que a saúde ocular seja preservada, você pode tomar cuidados simples:

 

¤ Alimentação: frutas e verduras devem estar sempre presentes em suas refeições;

 

¤ Higiene: sempre lave as mãos antes de ter contato com os olhos. Quando passar cosméticos e usar maquiagem tome cuidado, use produtos que não irritem os olhos;

 

¤ Combate ao tabagismo: o cigarro prejudica todo o organismo, tenha hábitos de vida saudáveis;

 

¤ Trabalho : atualmente, as pessoas ficam longos períodos no computador. Por isso, faça intervalos de hora em hora, olhe para um ponto distante da tela e pisque algumas vezes;

 

¤ Acompanhamento da saúde ocular: todos devem consultar o oftalmologista.

 

Principalmente pessoas com mais de 40 anos devem ir ao especialista anualmente. Fique de olho!

 

As enfermidades dos olhos podem manifestar-se a qualquer idade. Muitas delas não causam sintomas até que tenham produzido lesão. Por isso exames médicos realizados regularmente são muito importantes, já que muitos casos de cegueira podem ser prevenidos quando diagnosticados e tratados a tempo.

 

Reabilitação

 

* O deficiente visual‚ com o auxílio de lentes de aumento‚ pode ter uma vida quase normal.

 

* É errado afirmar que quem tem vista fraca não deve forçá-la. O esforço visual é muito importante para melhorar as condições dessa deficiência. O esforço faz a vista trabalhar mais e se desenvolver.

 

* Para reabilitar uma pessoa cega‚ é preciso muito trabalho e dedicação.

 

* O cego pode exercer muitas atividades, tanto no ambiente doméstico como no trabalho. Para isso precisa ser treinado e educado.

 

* A criança que nasce cega deve ser estimulada e receber educação especial desde cedo.

 

Se você conhece pessoas cegas ou que tenham algum membro da família com esse problema, oriente-as para que procurem um serviço de aconselhamento genético. Só assim elas poderão conhecer os riscos de ter filhos com o mesmo problema.

 

- Fonte: SBO.

 

 

  PRINCIPAL  |  EMPRESA  |  PRODUTOS  |  SERVIÇOS  |  INFANTIL  |  LABORATÓRIOS  |  NOTÍCIAS  |  DICAS  |  MÉDICOS  |  CONTATO_

.

 

 

 

 

Ótica Visual Ltda.

© Todos os direitos reservados.